Haddad no ministério da ECONOMIA, o que fazer com os seus INVESTIMENTOS?

🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/AUVP

O noticiário político vem estampando uma manchete que tem ganhado grande repercussão nos últimos dias. Será que teremos Haddad no Ministério da Economia? As notícias indicam que o ex-ministro da Educação Fernando Haddad será o próximo ministro da Fazenda do governo Lula. Caso se confirme, isso seria bom? O que fazer com os seus investimentos? Será que Haddad vai quebrar a economia do Brasil e trazer uma nova crise econômica?

Hoje, vamos comentar o que está acontecendo no governo de transição e te dar dicas de como proteger os seus investimentos.

O que Haddad faz?

A primeira coisa a dizer é que eu não me surpreenderia se Fernando Haddad acabasse não confirmado para o Ministério da Economia de Lula. Ministro da Educação do governo Lula e do governo Dilma, entre 2005 e 2012, Haddad já confessou, publicamente, que entende quase nada de economia.

E isso se confirma pelo próprio currículo. Haddad é político, advogado e professor universitário, tendo dado aula de Ciências Políticas na Universidade de São Paulo (USP). Também foi prefeito de São Paulo (2013 a 2016) e concorreu à presidência da República, em 2018.

Haddad vai ser ministro?

Ainda não sabemos, ao certo, se Fernando Haddad vai ser ministro da Economia. Fato é que a Bolsa de Valores tem reagido mal à ideia. Nos últimos 30 dias, o índice Ibovespa caiu quase 5% motivado, principalmente, pelas falas de Lula e de Haddad sobre política fiscal e controle de gastos.

Por tudo isso, caso Fernando Haddad seja confirmado para o Ministério da Fazenda, será o início de uma nova crise econômica? Para refletir a respeito, temos de levar em conta outros fatores importantes. Primeiramente, o ministro da Fazenda não tem autonomia total sobre a política fiscal e a política monetária.

Isso porque, hoje, o Banco Central é independente e até o mandato de seu presidente não mais coincide com o mandato do presidente da República. Além disso, o governo Lula deve enfrentar uma resistência maior com a próxima composição do Congresso Nacional.

De qualquer forma, é de se esperar uma visão política com um viés mais intervencionista, o que pode representar mais inflação, aumento de impostos e encaminhamento de propostas contrárias ao mercado financeiro, como a tributação de dividendos. Por outro lado, um eventual ciclo de distribuição de renda para as camadas mais pobres da população pode favorecer alguns setores, como o de varejo e o de alimentos.

Como proteger meus investimentos?

No fim das contas, num cenário de aumento da inflação com Haddad no Ministério da Economia, há várias formas do investidor se proteger. Caso tenha este medo, você pode evitar empresas estatais, agora, e optar por ativos cobertos pela inflação.

Investimentos de renda fixa, como os CDBs e os títulos públicos do Tesouro Direto (Tesouro IPCA+), são interessantes porque garantem uma rentabilidade real, acima do IPCA. Outra opção são as empresas da Bolsa que já têm previsão de reajustes inflacionários nos preços, a exemplo das companhias do setor elétrico.

O que não pode é permitir que o medo te faça tomar a pior decisão: deixar o dinheiro parado e não investir!

E você, acha que Haddad vai ser ministro da Fazenda? Também não sabia o que fazer com seus investimentos ? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Fernando Haddad vai ser ministro da Economia?
00:39 Haddad está pronto para ser o ministro da Fazenda?
04:08 Por que não faz sentido Haddad assumir o Ministério
08:22 O que você deve fazer quando a economia vai mal?
10:38 Cuidado com as notícias da imprensa
13:06 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

You May Also Like