DÍVIDA DE BANCO: vale a pena PAGAR?

🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/AUVP

Um desejo de muita gente, nessa época do ano, é o de conseguir pagar as dívidas e ter um 2023 com mais controle de gastos. Mas, será que vale a pena pagar a dívida com o banco? Existem formas práticas de quitar esse débito, sair das dívidas e ter uma vida financeira mais tranquila?

A verdade é que o Brasil tem uma das taxas de juros mais altas do mundo. E isso faz muita gente ter dificuldade para pagar a dívida com o banco ou a dívida do cartão de crédito. Hoje, os juros dos bancos passam de 280% ao ano, o que faria uma dívida de R$ 5 mil chegar a R$ 72 mil em apenas dois anos.

Como pagar a dívida com o banco?
Primeiramente, é importante saber que a grande maioria dos contratos de dívida firmados com o banco tem algum tipo de irregularidade. Isso pode incluir venda casada, cobrança de taxas e, até, juros abusivos (muito mais altos que os praticados pelo mercado).

Então, uma forma de se livrar de uma dívida muito grande com os bancos é conferir se o contrato foi respeitado. Se houve irregularidade, você deve ingressar com ação judicial para rever o contrato e reduzir o valor da dívida.

Outra dica é não pagar a dívida logo no início, quando o banco te cobra um valor muito maior para quitação. Depois de um tempo, o banco acaba cedendo e oferecendo condições melhores, com aumento do prazo para pagamento e redução nos juros.

Caso a negociação esteja muito difícil, você pode, ainda, pedir a portabilidade da dívida e negociar o débito com outro banco.

E se eu não pagar a dívida?
Caso você não consiga pagar a dívida, o banco vai poder provisionar todo o dinheiro que cair na sua conta e, eventualmente, alienar algum bem para abater no pagamento. Entretanto, o banco não pode, por exemplo, tomar sua casa própria para quitar a dívida. Já no caso de um financiamento de veículos, seu carro poderá ser tomado e vendido num leilão.

A dívida prescreve depois de 5 anos?
A maioria das pessoas acha que a dívida com o banco caduca depois de 5 anos. Na verdade, esse é o prazo de prescrição caso a dívida NÃO SEJA COBRADA, em nenhum momento. Outra coisa é entender que, depois de 5 anos, seu nome fica limpo no SPC e no Serasa, mas não significa que o credor não possa continuar te cobrando.

Além disso, depois dos 5 anos, você ficará com o score “sujo” pra sempre. Isso quer dizer que, dificilmente, você vai conseguir crédito em qualquer banco, já que os dados são compartilhados entre as instituições financeiras.

Vale a pena pagar a dívida com o banco?
Dito isso, será que vale a pena pagar a dívida? A resposta mais certa é “depende”. Se você fez um compromisso e assinou um contrato, o correto é pagar o credor, desde que as taxas e condições estipuladas pelo banco não sejam abusivas.

Por outro lado, existem situações em que se torna, simplesmente, impossível quitar o débito. Quando a dívida é antiga e já virou uma grande bola de neve, talvez o melhor a fazer é pagar um valor MAIOR que o débito original, mas MENOR que o montante total gerado pelos juros compostos.

Assim, você não lesa o banco mas, também, não fica eternamente desesperado por uma dívida impagável. No futuro, talvez você consiga condições melhores para quitar a dívida!

E você, também acha que vale a pena quitar a dívida com o banco? Já passou ou está passando por um momento difícil nas finanças pessoais? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Introdução
00:56 Juros abusivos no Brasil
02:31 Contrato firmado com o banco pode ser ilegal
04:14 Portabilidade da dívida
04:42 O que acontece se eu não pagar a dívida?
05:37 Dívida prescreve em 5 anos?
07:10 Vale a pena pagar a dívida com o banco?
08:30 O que fazer com uma dívida “impagável”
10:45 Não seja desonesto
11:49 Se torne sócio dos bancos
12:10 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

You May Also Like