🚨 A Bolsa de Valores da Argentina já era?

🧠 Aprenda a investir comigo no Brasil e no mundo: https://sard.ink/AUVP

O mercado financeiro acompanha, apreensivo, a maior crise econômica da Argentina nos últimos tempos. Nossos hermanos atravessam um momento delicado, com a explosão da inflação na Argentina e uma taxa de juros que passa dos 70% ao ano para os títulos públicos argentinos. Afinal, o que aconteceu com a Argentina? A Bolsa de Valores da Argentina vai quebrar?

Primeiramente, a gente precisa entender que a Argentina tem a terceira maior bolsa de valores do continente. Fica atrás, apenas, da bolsa Brasileira (B3) e da bolsa do México. Então, estamos falando de um mercado nada desprezível. Apesar disso, muita gente acha que a Argentina vai quebrar, principalmente por causa do cenário de hiperinflação, que já chega a quase 90% ao ano por lá.

Investir na Argentina

Quando olhamos mais de perto, a gente percebe que as ações da Bolsa de Valores argentina são mais resilientes do que se pensa. A BYMA (Bolsas y Mercados Argentinos) concentra as maiores empresas de capital aberto do país e sua performance é medida pelo índice Merval, que equivale ao nosso índice Ibovespa.

Quem decidiu investir na Argentina há 1 ano viu o índice S&P Merval saltar de 85 mil para os atuais 171 mil pesos argentinos. Ou seja, o preço das ações argentinas praticamente dobrou, em apenas 1 ano. O problema é que este resultado é completamente influenciado pela gigantesca inflação na Argentina. Quando os preços sobem, as grandes empresas da Bolsa “crescem” junto. Mas, na prática, os investidores acabam não tendo nenhum ganho real (acima da inflação).

Bolsa Argentina em dólar

Quando olhamos o índice Merval, em dólar, a situação é um pouco diferente. Nesta métrica, o índice caiu 68% desde a máxima histórica, em janeiro de 2018. No entanto, desde o início da crise de Covid-19 o índice vem apresentando uma curva consistente de alta, com quase 90% de valorização.

No fim das contas, isso prova que, mesmo em cenários horríveis, de inflação e juros em total descontrole, as maiores empresas da Bolsa argentina conseguem ser resilientes. Nestes momentos de forte crise, elas sobrevivem e, algumas, até conseguem uma boa performance.

A Bolsa de Valores da Argentina vai quebrar?

Por tudo isso, eu acredito que a Bolsa de Valores argentina está longe de quebrar. Apesar da grave crise econômica, este pode não ser o fim do país. Os investidores argentinos não vão sumir da face da terra, nem o dinheiro evaporar. O país continua precisando de infraestrutura, transporte, água, energia, alimento, telecomunicações… e por aí vai.

O momento, sim, é para quem “quebrou” a Argentina fazer uma reflexão profunda e abandonar as políticas econômica e fiscal que já se mostraram destrutivas. Mas, as melhores empresas da Bolsa argentina podem, com certeza, superar mais esta crise e continuar de pé.

E você, também pensava que era o fim da Argentina e que os investidores estavam na lona? Conta aqui nos comentários. Aproveite e já se inscreva no canal e deixe seu like, pra gente entender que está nadando no rumo certo 🐟🐟🐟

📷 Me segue lá no instagram: @oraulsena
🌎 Nosso grupo fechado no Telegram: https://t.me/investidorsardinha

Educação financeira é sim para todos e o Raul Sena vai te provar isso!

Tá querendo anunciar comigo? O email é esse:
[email protected]

00:00 Os investidores da Argentina vão perder tudo?
01:13 A Bolsa de Valores argentina
02:32 O que é o índice Merval?
08:02 Ativos reais têm proteção natural contra a inflação
10:42 Tenha empresas dolarizadas na carteira
16:55 Aprenda a investir na Bolsa de Valores

You May Also Like